Trietanolamina, ou mais conhecida por sua abreviatura TEA, é um composto altamente alcalino usado na indústria cosmética e de produtos de higiene pessoal, principalmente como agente alcalinizante e regulador de pH.
O ajuste de pH em um produto cosmético se faz necessário, pois cada formulação tem ingredientes específicos que funcionam em determinados valores, além, também, da necessidade de compatibilidade desses valores com seus respectivos locais de aplicação no corpo, que também possuem suas especificidades de pH.
A TEA é considerada não-tóxica para uso em produtos tópicos, principalmente devido ao fato de sua utilização ser em baixas concentrações. Entretanto, pode causar hipersensibilidade ou irritações em alguns casos.
A grande questão de segurança em relação ao uso da trietanolamina é que, por possuir em sua molécula o grupamento químico amina, quando em presença de agentes oxidantes ou catalisadores, pode ocorrer uma reação química e gerar um composto conhecido como nitrosamina, esta, sim, uma substância tóxica, considerada cancerígena.
Avaliação: Médio
Classe: Agente Regulador de pH
Riscos: Possível surgimento de hipersensibilidades e irritações. Possível formação de subprodutos tóxicos.
REFERÊNCIAS
https://ec.europa.eu/health/scientific_committees/consumer_safety/docs/sccs_o_090.pdfhttps://online.personalcarecouncil.org/ctfa-static/online/lists/cir-pdfs/PRS594.pdf