Também conhecida como coco-betaína ou anfótero, trata-se de um surfactante cuja molécula possui tanto carga negativa quanto positiva em sua estrutura química, sendo, portanto, considerado um composto eletricamente neutro, o que confere a esse ingrediente bastante versatilidade em suas aplicações.
Tem como principal função atuar como agente de limpeza, permitindo a interação entre água e óleo, ou sujeira, afim de que essa última seja removida da pele e cabelos. Além disso, a cocoamidopropil betaína é muito utilizada para aumentar a viscosidade e a estabilidade da espuma em alguns produtos cosméticos e de limpeza, tais como, sabonetes líquidos, shampoos e detergentes, promovendo, ainda, mais suavidade e ligeira emoliencia às formulações.
É considerado um agente de limpeza gentil com a pele, porém estudos sugerem que pode haver algum potencial irritante devido à possível presença de subprodutos (impurezas) nocivos em sua composição, caso das amidopropil dimetilamina e das nitrosaminas.
A cocoamidopropil betaína tanto pode derivar de fontes vegetais, como o óleo de coco, como também pode ser produzida sinteticamente.
É considerada segura para uso cosmético, porém é recomendado restrição em sua utilização, de acordo com estudo conduzido pelo Cosmetics Ingredient Review (CIR).
Avaliação: Médio
Classe: Tensoativo/ Surfactante
Riscos: Considerado seguro para uso cosmético, porém com potencial para surgimento de irritações devido à presença de possíveis impurezas.